Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do tropicalismo, também estavam entre aqueles que tiveram cerceadas suas carreiras no Brasil, em seu período mais repressivo. Através de músicas de protesto e do próprio tropicalismo, lançaram a semente da conscientização e agitaram a opinião pública, sendo então enquadrados na lei de segurança nacional e expulsos do país. Seguiram para Londres, onde, segundo alguns fãs, viveram uma de suas melhores fases, no setor artístico. Compondo em inglês, conquistaram facilmente o público europeu; livres da influência da repressão, puderam deixar fluir em suas composições toda liberdade de expressão a que tinham direito. Somente retornariam ao solo pátrio, em 1972. Apresentando-se no programa Som Livre Exportação, declararam publicamente que continuariam trabalhando em prol da música popular brasileira.
Por: Renan B. Rodrigues
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
fiquei impressionada como eles foram exilados e ainda conseguiram se superar e continuar fazendo sucesso inclusive escrevendo músicas em ingles!
ResponderExcluirPooderiiam detalhaar mais o fatoo néér ...Maiis adoreei , soou fão doos doiis muitoos anoos dee paaz e saúdee paraa os dooiis , ainaal elaas mereceem ! :)
ResponderExcluir@tekah_kinha falloowme
ResponderExcluir