sábado, 22 de agosto de 2009

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendoO
Rio de Janeiro
Fevereiro e março...

Alô, alô, Realengo
Aquele Abraço!
Alô torcida do Flamengo
Aquele abraço!...(2x)

Chacrinha continua
Balançando a pança
E buzinando a moça
E comandando a massa
E continua dando
As ordens no terreiro...

Alô, alô, seu Chacrinha
Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha
Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha
Aquele Abraço!...

Alô moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro
Aquele passo!
Alô Banda de Ipanema
Aquele Abraço!...

Meu caminho pelo mundo
Eu mesmo traço
A Bahia já me deu
Régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele Abraço!
Prá você que meu esqueceu
Ruuummm!
Aquele Abraço!
Alô Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!...
[...]



Poderemos dizer que este artista, ao mesmo tempo que é singular tem uma infinita pluralidade. Fez historia na musica brasileira, inovou, criou e reinventou diversos estilos. A cada ano que passa Gilberto Passos Gil Moreira fica mais refinado. Aquele abraço tem um tom saudosista e ao mesmo tempo de protesto... quando ele diz "... a bahia já me deu régua e compasso... quem sabe de mim sou eu..." Uma ode ao universo brasileiro ... com poema de encher os olhos de qualquer carioca.. Nunca um baiano cantou tão bem este Rio de Janeiro. Esta composiçao foi escrita em um periodo de revoluçao, quando nao se podia falar e a censura tapava os olhos e ouvidos do brasileiro. Valeu Gil.. porque vc sabe navegar por este brasil de uma forma inigualavel. Acredito que o povo brasileiro ainda volte a escutar musicas de qualidade.

postado por:Selma Villarim

5 comentários:

  1. adoro essa música,uma das melhores
    Adriane

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  2. Parabéns pelo blog. Essa canção é bastante interessante. Que críticas sociais e políticas podemos perceber?
    Um abraço!

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  3. Numa época de revolução, onde a censura limitava a imaginação brasileira, Gilberto é ousado ou dizer que "Meu caminho pelo mundo
    Eu mesmo traço" como se não se importasse com a censura estabelecida na época, ele de uma certa forma faz um crítica ao mandar um "abraço" a todos do Brasil sem nenhuma restrição, como fazia o regime da epóca!
    por:Vanessa Queiroga

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  4. Concordo com Vanessa ele deixa claro nesses pontos da música que ele é contra o regime da época e faz oque ele bem entende. Ele também mostra isso neste trecho "Quem sabe de mim sou eu"

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