terça-feira, 10 de novembro de 2009

Infomática

Palavra: Adware

Meu conceito: É um programa que automaticamente baixa publicidade para o computador
Conceito formal: Os adwares são conhecidos por trazerem para a tela do usuário algum tipo de propaganda. Como geralmente são firmas comerciais que os desenvolvem, é comum os adwares virem embutidos em diversos programas de livre download, com a autorização de seus autores.
Aplicação: Certos adwares passaram a exibir janela do tipo pop-up, pequena janela de propaganda solta pela tela, em vez de banners e os adwares passaram a se instalar no navegador do usuário, acrescentando certas funcionalidades duvidosas, principalmente no Internet Explorer. Avanços no Internet Explorer, passaram a exigir o consentimento do usuário para a sua instalação. Porém com o passar do tempo, os adwares sofisticaram-se, incluindo propagandas persistentes, com inúmeras variantes, onde a sua desinstalação passou a ser um tarefa bastante penosa ou mesmo impossível, sem uma ajuda externa. A insistência no aparecimento das propagandas e sua difícil desinstalação, levaram os usuários a classificá-los como pragas ou spywares e não mais como simples adwares.
Utilidade: Os adwares são feitos para propaganda, são programas indesejáveis



Palavra: Freeware
Meu conceito: São programas gratuitos.
Conceito formal: É qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties. Possui suas funcionalidades completas por tempo ilimitado sem custo monetário.
Aplicação: É aplicado na utilização de programas que não tem nenhum custo.
Utilidade: A utilização de softwares livremente.


Palavra: Secure Shell ou SSH
Meu conceito: É um programa que permite um computador se concector a outro da rede.
Conceito formal: É um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota.
Aplicação: Tem vários tipos de aplicações uma delas é o Tunnelling, que oferece a capacidade de redirecionar pacotes de dados.
Utilidade: Tornar mais fácil a conexão de computadores.



Palavra: DNS
Meu conceito: É um sistema de distribuição de nomes.
Conceito formal: Sua função é examinar e atualizar seu banco de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede
Aplicação: Baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele.
Utilidade: Traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.



Palavra: WinZip
Meu conceito: É um compactador de arquivos.
Conceito formal: É um dos mais populares programas de compactação utilizados pelos usuários da plataforma windows.
Aplicação: Ele é um software proprietário desenvolvido, com a finalidade de compactar arquivos para o formato zip . Também faz a descompactação de vários outros formatos, além do zip.
Utilidade: Compactar arquivos.



Aluna: Clara Amorim Pontes nº10
9º ano D

Nenhum comentário:

Postar um comentário